19 de fevereiro de 2011

Desemprego....

Na 5ª feira foi anunciada nova taxa de desemprego, taxa essa que atingiu novo máximo histórico. A taxa do último trimestre de 2009 atingiu 11,1%.
Ainda não tinha dito aqui no blog, mas infelizmente eu faço parte dessa estatística.
Ontem foi dia de apresentação quinzenal no Centro de Emprego (no meu caso foi na Junta de Freguesia), e nos dias destas apresentações fico sempre com "muito mau humor", pois não consigo compreender qual o objectivo destas apresentações.
Ora vejamos, chego à Junta e só preciso de mostrar o documento para aprentação, as funcionárias que estão no atendimento para esse efeito, sempre muito simpáticas, por vezes nem sequer respondem ao nosso bom dia, boa tarde ou obrigada, não nos dirigem a palavra apenas temos que mostrar o documento que nos foi entregue na última apresentação, nem sequer me pedem a identificação - eu podia lá mandar a vizinha, prima, etc. (Eu sei, vão-me dizer que não me pedem a identificação porque já me conhecem, mas acreditem que não é o caso. Já fui atendida por 3 funcionárias diferentes e nehuma me pediu identificação, aliás na 1ª apresentação eu até perguntei à funcionária se não queria ver a minha identificação, e esta disse que não era necessário). Estas apresentações não demoram mais do que 1 minuto - é apenas o tempo de a funcionária aceder ao sistema e imprimir o documento para a próxima apresentação.
Confesso que não entendo o que se pretende com esta medida. Será para evitar que pessoas que já estejam a trabalhar (mas sem descontar) comtinuem a receber o fundo de desemprego? Não me parece que seja eficaz uma vez que nem sequer identificação pedem, e mesmo que pedissem ora se alguém está a trabalhar e não desconta é porque a entidade patronal também tem algum interesse que assim seja pelo que não se deve importar que o funcionário se ausente para as apresentações.
Se alguém souber qual é o objectivo destas apresentação p.f. digam-me...
Não seria mais eficiente se em vez de apresentações quinzenais, fizessem acompanhamento no processo de procura de emprego? Verificando quais as iniciativas desenvolvidas pelo desempregado e em alguns casos eventualmente sugerirem outras inicitivas?

Sem comentários: