30 de junho de 2011

pedir facturas e recibos

Ouvi hoje no telejornal que a economia paralela em Portugal representa 33 milhões de euros, ou seja cerca de 20% do PIB. Ou seja, todos os anos são movimentadas tais quantias, sem que haja qualquer pagamento de imposto.

Parece-me a mim uma quantia muito elevada e por isso acho que cada um de nós poderia contribuir para que esse valor diminuísse se por exemple pedíssemos sempre a factura/recibo de tudo, até mesmo do café que bebemos todos os dias. Confesso que eu própria também não peço em tudo, mas já o faço com mais regularidade, por exemplo não costumava pedir nos restaurantes e agora peço sempre.

Claro que o estado também deveria fazer o seu trabalho, e por exemplo aumentar a fiscalização ou até mesmo aceitar a dedução de uma percentagem das facturas apresentadas.

Mas nós enquanto cidadãos neste caso também podemos fazer algo, e em vez que passarmos o tempo a queixarmos-nos das medidas de austeridade e da crise, poderíamos ajudar a combater a evasão fiscal.
Mas já faz parte da cultura do povo, como não têm nenhum beneficio fiscal nem nenhuma vantagem ninguém se lembra de pedir...

Peçam sempre factura!!!!

3 comentários:

Mafalda S. disse...

Eu costumo pedir sempre.

Bjs

Nokas disse...

Devíamos pedir sempre!!

Lux disse...

Devíamos pedir sempre, sim!
Por vezes peço factura e depois deito-a fora... Acontece muito quando ponho gasolina!
Agora, se for comprar um pacote de chiclets não peço... Mas devia!

xoxo
Lux